O que é a campanha
Diversas entidades e hotéis do Brasil estão apoiando a campanha #ecadnoquartonão.
Esta campanha, encabeçada pelo G20 do Turismo, busca aprovar uma Lei isento a cobrada dos direitos autorais dentro do quarto, reconhecido pela Lei Geral do Turismo (Nº 11.771/08), como um local de frequência individual, pois se equivale a residência, resguardando a intimidade e privacidade do hóspede.
Bring your own device
Com a cultura atual do bring your own device, os hóspedes utilizam de seus próprios dispositivos como notebooks, smartphones e tablets para entretenimento e informação quando hospedados, o que esvazia ainda mais o argumento da necessidade de pagamento da taxa
Quem apoia
Nos Campos Gerais do Paraná quem apoia esta campanha é o Sindicato Empresarial de Hotelaria e Gastronomia dos Campos Gerais, Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau e a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG).
No Brasil, os apoiadores são: Resorts Brasil, FOHB, ABIH, Abav, FBHA, Clia, Abracorp, Sindepat, Braztoa, entre outros.
O que é o Ecad?
O Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) é responsável pela arrecadação e distribuição dos direitos autorais das músicas aos seus autores.
O valor arrecado é baseado no seguimento e região em que ele está. Em Ponta Grossa, segundo uma simulação no site do Ecad, um hotel com 100 quartos paga em média R$1.700,00, mesmo que não haja ocupação nele.